A poesia pode ser definida como um gênero literário em que dentro de sua forma se destacam elementos e recursos estéticos, cujo objetivo principal é enfatizar a expressão de um sentimento, uma sensação ou uma ideia, e não contar uma história. da narrativa, ou na manifestação de um enredo por meio das ações que nele acontecem, como acontece na dramaturgia.
A poesia tem referência etimológica no latim poēsis, pela raiz do grego ποίησις (poíēsis), originalmente tinha o significado de criação, ou seja, fabricar algum objeto independente do sujeito que o produziu e que não existia naquela forma anteriormente. Por sua vez, poema é baseado no latim poēma, proveniente da forma grega ποίημα (poíēma), como uma obra final que aborda o estilo característico deste quadro cultural, marcado pelo sufixo -ma, que atribui o resultado de uma ação, ao contrário do sufixo -ia, neste caso, associado a formação de um substantivo com ideia abstrata.
Elementos de métrica e rima
A poesia é uma das primeiras manifestações artísticas e literárias. Em suas formas mais clássicas ou convencionais é identificado por ser escrito em verso e fazer uso de rima em sua escrita; que pode ser consoante, isto é, que considera a repetição exata do som, ou assonante, que implica na repetição apenas do som das vogais.
Da mesma forma, as formas mais tradicionais de poesia caracterizam-se por manter uma métrica estável nos versos que a compõem: o número de sílabas em cada verso é semelhante em todos os versos do texto e sua medida responde a certas normas, algumas das quais que estão ligadas à união de vogais dentro de uma mesma palavra (trema e sinérese) ou entre palavras diferentes (hiato e sinalefa). Da mesma forma, o acento correspondente à última palavra do verso também afeta sua medida: se a última palavra for aguda, conta-se uma sílaba a mais, ao contrário, se a última palavra for esdrújula, conta-se uma sílaba a menos.
Embora existam vários metros para poemas clássicos, provavelmente o mais comum na língua espanhola é o octossílabo, ou seja, versos compostos por oito sílabas, que encontramos na poesia de Bécquer, Góngora e Machado, e até em algumas peças musicais. tradicionais como os corridos mexicanos. Outra medida recorrente na poesia clássica é o hendecassílabo (onze sílabas por verso), sendo uma de suas manifestações mais importantes o Primeiro Sonho da poetisa Sor Juana Inés de la Cruz. Da mesma forma, o chamado verso alexandrino, composto por versos de 14 sílabas, é outra das métrica mais comuns e podemos encontrá-lo na obra de autores como Rubén Darío, cujo poema Persigo uma forma, exemplifica este recurso, além de tratar da própria criação literária como motivo do poema.
Sem medir, sem rimar
Como acontece em qualquer disciplina artística, a forma e a percepção da poesia têm vindo a mudar ao longo dos anos; Com sua evolução, surgiram diferentes formas de expressar a palavra, afastando-se das convenções acadêmicas. Um deles tem sido o verso em branco, que, embora mantenha uma métrica constante, não utiliza mais rimas em sua escrita. Exemplos deste tipo de poemas podem ser encontrados na obra de José Martí ou Vicente Aleixandre.
Por sua vez, o que se conhece como verso livre costuma omitir tanto a rima quanto as regras da métrica, sendo esta última uma das principais formas poéticas que encontramos na poesia contemporânea.
Da mesma forma, é possível dizer que a poesia em prosa passou a ser conhecida a partir de alguns textos dos chamados poetas malditos. Baudelaire e Rimbaud contribuíram com poemas que se livram completamente da escrita em versos, mas não tentam contar histórias, mas sim expressar uma ideia ou uma sensação. É preciso não confundir poesia em prosa com prosa poética, esta última, embora mantenha alguns recursos estilísticos típicos da poesia, sua função principal continua a ser a narração de um acontecimento, portanto pertenceria mais ao âmbito da narrativa, pelo menos formalmente .
Novas formas de poesia
Nos últimos tempos, surgiram novas formas poéticas como a poesia visual e a poesia sonora, subgêneros em que, embora se mantenha a intenção de expressar emoções, sensações ou ideias, são utilizados mais elementos visuais ou sonoros do que a própria palavra como formas de expressão. manifestação. Uma das intenções estéticas da poesia visual é retornar aos primórdios da escrita, quando mesmo sem o uso de grafemas, desenhos, nós e outros elementos eram utilizados para deixar algum registro. Juan José Tablada, Susana Fernández Sachaos e Raquel Bullón são alguns representantes desta forma literária. Por sua vez, a poesia sonora evita o uso de palavras para transmitir a ideia ou sensação que se deseja comunicar e utiliza qualquer tipo de elemento sonoro para alcançá-lo.
Como se viu, as formas poéticas são muito variadas, porém, embora cada uma delas faça uso de diferentes elementos de forma e estilo, pode-se afirmar que todas têm como objetivo principal a expressividade emocional.